Escorbuto: o que é, sintomas, causas e tratamento

Dr. Arthur Frazão – Clínico geral via Tua Saúde

O escorbuto é uma doença atualmente rara, causada pela falta grave de vitamina C que manifesta-se através de sintomas como o sangramento fácil da gengiva ao escovar os dentes e difícil cicatrização, sendo o tratamento feito com a suplementação de vitamina C, que deve ser indicada pelo médico ou nutricionista.

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, pode ser encontrado em frutas cítricas como laranja, limão, abacaxi e acerola, e nos vegetais como batata, brócolis, espinafre e na pimenta-vermelha. Essa vitamina permanece num suco, durante aproximadamente meia hora e não resiste ao calor, por isso os vegetais ricos nessa vitamina devem ser consumidos crus.

A recomendação diária de vitamina C é de 30 a 60 mg, mas é recomendado um consumo maior durante a gravidez, amamentação, por mulheres que tomam a pílula anticoncepcional e nas pessoas que fumam. Pode-se evitar o escorbuto consumindo cerca de 10mg por dia.

Escorbuto: o que é, sintomas, causas e tratamento

Sintomas e escorbuto

Os sintomas de escorbuto costumam aparecer 3 a 6 meses após a interrupção ou diminuição do consumo de alimentos ricos em vitamina C, o que provoca alterações em vários processos do corpo, e leva ao aparecimento de sinais e sintomas da doença, sendo os principais:

• Sangramento fácil da pele e da gengiva;
  • Dificuldade na cicatrização de feridas;
  • Cansaço fácil;
  • Palidez;
  • Inchaço das gengivas;
  • Perda do apetite;
  • Deformidades e quedas dentárias;
  • Pequenas hemorragias;
  • Dor muscular;
  • Dor nas articulações.

No caso dos bebês, pode ser notada também irritabilidade, perda de apetite e dificuldade em ganhar peso, além de também poder haver dor nas pernas a ponto de não querer movimentá-las. Conheça outros sintomas da falta de vitamina C.

O diagnóstico do escorbuto é feito pelo clínico geral, nutricionista ou pediatra, no caso das crianças, por meio da avaliação dos sinais e sintomas apresentados, análise dos hábitos alimentares e resultado de exames de sangue e de imagem. Uma forma de confirmar o diagnóstico é por meio da realização do raio-X, em que pode ser possível notar osteoporose generalizada e outros sinais típicos de escorbutos, como linha escorbútica ou de Fraekel e o sinal do halo ou do anel de Wimberger.

Por que acontece

O escorbuto acontece devido à falta de vitamina C no organismo, isso porque essa vitamina está relacionada com diversos processos no organismo, como síntese de colágeno, hormônios e na absorção de ferro no intestino.

Dessa forma, quando há menor quantidade dessa vitamina no organismo, há alteração no processo de síntese de colágeno, que é a proteína que faz parte da pele, ligamentos e cartilagens, além de diminuir a quantidade de ferro absorvido no intestino, resultando nos sintomas típicos da doença.

Como deve ser o tratamento

O tratamento para escorbuto deve ser feito com suplementação de vitamina C por até 3 meses, podendo ser indicado pelo médico o uso de 300 a 500 mg de vitamina C por dia.

Além disso, é recomendado incluir na alimentação mais alimentos fonte de vitamina C, como acerola, morango, abacaxi, laranja, limão e pimentão amarelo, por exemplo. Pode ser também interessante tomar de 90 a 120ml de suco de laranja ou de tomate maduro acabados de fazer, todos os dias, por cerca de 3 meses, como forma de complementar o tratamento. Veja outros alimentos fontes de vitamina C.