Entenda seu Ultrassom Obstétrico: Idade Gestacional.

Via Mamãe Plena

Olá meninas, tudo bem?

Vocês que estão grávidas, e realizando exames de ultrassom com uma certa regularidade, já perceberam que ao final do exame sempre vem uma estimativa da Idade Gestacional? Acredito que sim. Perceberam também que ao lado dessa estimativa vem uma informação do tipo (mais ou menos ___ dias)?

Pois então, vamos entender um pouco mais sobre isso.


Idade Gestacional no Ultrassom.
Um dos objetivos do exame ultrassonográfico é de estimar a Idade Gestacional do concepto. Geralmente isso é feito através de algumas medidas do bebê e de colocação dessas medidas em tabelas próprias de estimativa gestacional.

Quanto mais precoce for o ultrassom, maior a confiabilidade dessa estimativa, ou seja, os primeiros ultrassons, aqueles que realizamos logo no início da gestação, nos dão maior certeza da Idade Gestacional. Isso pois nas primeiras semanas de desenvolvimento dos embriões, todos tem praticamente o mesmo tamanho e pouco influencia características individuais de cada um. Um ultrassom feito no segundo mês de gestação, por exemplo, vai estimar a Idade Gestacional com margem de erro pequena, de mais ou menos 3 dias.

Já com o avançar das semanas gestacionais, o bebê vai adquirindo suas características individuais, que dependem tanto dos nutrientes que está recebendo mas, principalmente das características genéticas que herdou de seus pais, e com isso a margem de erro no cálculo da Idade Gestacional aumenta, podendo chegar a mais ou menos 21 dias nas últimas semanas de gestação.

Isso parece algo lógico mas, deixa eu contar uma coisa, gera MUITA CONFUSÃO na cabeça das futuras mamães!!! Pois, sem ter esse conhecimento, uma mulher por exemplo que esteja na 36ª semana da gravidez, faz um ultrassom que acusa Idade Gestacional de 34 semanas e 4 dias, tem grandes chances de ficar desesperada pensando: “Meu Deus, erraram na conta! Com quantas semanas realmente estou?”. Mas isso é perfeitamente normal. O ultrassom nessa fase pode errar em até 15 dias para mais ou para menos.

Entenderam?

Por isso mesmo, o cálculo da Idade Gestacional de confiança deve ser feito sempre com base da Data da Última Menstruação e com o Ultrassom Obstétrico INICIAL. E, caso um ultrassom obstétrico TARDIO acuse uma diferença entre essas informações, avalie bem a nota de quantos dias pode ser normal essa diferença e, se a dúvida permanecer, consulte o seu médico antes de ficar preocupada!

Beijokas, Denise.

2 thoughts on “Entenda seu Ultrassom Obstétrico: Idade Gestacional.

  1. Estou com uma dúvida muita grande, minha última Dum foi dia 12/01, por essa data eu estaria de 8 semana para 9, mais agora no dia 11 fiz minha primeira ultra e deu 9 semanas e mais 1 estou super confusa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *